05 fevereiro 2013

* EVENTOS *


Pé na Tábua bate recorde de público e competidores
Janeiro/2013
A Corrida de Calhambeques já soma os bons resultados da temporada 2013. Nelson Piquet venceu novamente na categoria Speed
O autódromo do Speed Park, em Franca (SP) foi o lugar onde a história, saudosismo e o entusiasmo de antigomobilistas, de todo o Brasil, puderam mostrar como os veículos fabricados até 1936 se comportam em uma corrida. Isso porque neste último fim de semana de janeiro aconteceu a 3˚edição do Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques.
Foram 60 automóveis na pista, com mais de 70 anos, responsáveis por unir o público presente ao espírito do antigomobilismo. Na temporada 2013 cerca de 1.800 pessoas passaram pelo evento e vivenciaram a história dos automóveis, mas com um diferencial: em vez de irem até os veículos, as pessoas ficaram assistindo as raridades correrem diante delas. O evento bateu recorde de público e inscritos nas categorias.
Entre os veículos, alguns desses calhambeques surpreenderam colecionadores e visitantes, como o Ford T de 1913, o Packard Roadster de 1931, que pertenceu ao pioneiro colecionador de carros antigos: Roberto Lee; o BMW Dixi de 1928, o Renault 1924 e o Hudson 1925. Além das atrações na pista, o Aeroclube de Franca fez a abertura oficial da corrida no domingo com um sobrevoo de aviões antigos.
O Anastácio, caminhãozinho Chevrolet de 1930 que participou dos filmes do caipira mais famoso do Brasil, o Mazzaropi, também esteve presente na corrida. Anastácio e Philaderpho, primo fictício distante do ator e diretor, fizeram a alegria do público e também dos pilotos. Juntos disputaram a categoria Miscelânea, onde veículos de outras marcas, como DeSoto, Chevrolet, Hudson e Packard, corriam juntos.
Disputa
Neste ano o número de automóveis inscritos foi quase o dobro da temporada 2012 e por isso, as categorias tiveram que ser divididas em mais baterias por questão de segurança, já que podem correr somente 10 automóveis por vez.
No sábado, a Marcha Lenta, prova onde o carro que demorar mais tempo para percorrer 100 metros vence, teve 20 veículos participantes. Philaderpho e Anastácio bem que tentaram, mas o Chevrolet 1930 não conseguiu completar o percurso, mesmo com Philaderpho empurrando o caminhãozinho. O vencedor foi a Pick up Ford de 1929 da equipe “Uai Uberaba”,pelo segundo ano consecutivo.
Nelson Piquet correu com o seu Lincoln 1927 e fez bonito. A equipe da Clássicos Caslini preparou o Ford Speedster 1929 para tentar o primeiro lugar esse ano, mas, apesar de terem dado trabalho ao tricampeão de Fórmula 1, não foi o suficiente. Nelson Piquet chegou em primeiro e é bicampeão da categoria Speed no Pé na Tábua 2013.

Nelson Piquet vence pelo 2º ano consecutivo.






Agradecimentos ao pessoal do Pé na Tábua de Franca e em especial a Larissa Costa (Assessora de Imprensa).